13 de setembro de 2017

Preço do gás de cozinha continua a aumentar e diferença chega a R$ 10,00, segundo Procon-JP

ProconJP05

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor vai notificar novamente os pontos de revenda do gás de cozinha (botijão de 13 quilos) da Capital, para que justifiquem o aumento médio de R$ 5,00 verificado na pesquisa de preços comparativa nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2017. O Procon-JP está avaliando as justificativas da notificação realizada em agosto passado, cujo em levantamento de preço já tinha constatado um aumento, a priori, sem justificativa.

Na pesquisa comparativa dos dias 14 e 15 de agosto passado, o menor preço encontrado foi de R$ 50,00 e, hoje, o menor valor está em R$ 55,00. Já o maior, que há um mês era de R$ 60,00, na pesquisa atual está em R$ 65,00, uma diferença de R$ 10,00. De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê, os estabelecimentos serão fiscalizados mais uma vez e, quem estiver praticando aumento irregular, ser autuado e multado.

O titular do Procon-JP acrescenta que o aumento anunciado pela Petrobras para o botijão de 13kg foi de 12,2%, significando uma alta, em moeda, de R$ 2,44 por unidade. “Por esse aumento a gente já percebe que está havendo algo estranho nesses preços. Vamos fiscalizar e, se o for o caso, autuar duas vezes o mesmo estabelecimento porque já estamos avaliando as notas fiscais que pedimos em agosto para verificar um aumento praticado no mês passado”.

Menor preço – A pesquisa comparativa do Procon-JP encontrou o menor preço do gás de cozinha a R$ 55,00, praticado no Mercadinho Pontes (Jardim Planalto); Depósito do Neto (Alto do Mateus); Posto Expressão (Bessa); Posto Ale (Bairro das Indústrias) e 3G Bebida, Gás e Água (Mangabeira I).

O maior – O maior preço, R$ 65,00, foi encontrado nos estabelecimentos Hugo Gás e Unigás (Geisel); Beto Gás (Monsenhor Magno); Gravatá Gás (Valentina I); Melhor Gás (Mangabeira I); Nilda Gás (Castelo Branco); Neto Gás (Bancários). O levantamento de preços ocorreu em 22 pontos de revenda espalhados em 17 bairros da Capital. Foram pesquisados valores do produto das marcas Brasilgás, Liquigás, Supergasbras, Nacional Gás e Ultra Gás.

A pesquisa do Procon-JP levantou preços nos seguintes estabelecimentos: Depósito Pecorelli (Jaguaribe); Mercadinho Pontes (Jardim Planalto); Zé do Gás e Pereira Gás (Ilha do Bispo); Depósito do Neto (Alto do Mateus); Nunes Gás, Postos Bancários, Real Gás e Neto Gás (Bancários); Depósito D’Almir (Bairro dos Estados); Posto Expressão (Bessa); Brito Distribuidora (Expedicionários); Mercadinho Pedro Gondim (Pedro Gondim); Hugo Gás e Unigás (Geisel); Beto Gás (Monsenhor Magno); Gravatá Gás (Valentina I); Melhor Gás e 3G Bebidas, Gás e Água (Mangabeira I); Nilda Gás (Castelo Branco): Isaquiel Gás (Miramar); Posto ALE (Bairro das Indústrias).

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br