14 de agosto de 2020

Consumidor da Capital pode acionar o Procon-JP através dos telefones, watsapp e site

O instagram @proconjp será suspenso a partir do dia 15 de agosto em obediência à legislação eleitoral, mas a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor continuará a receber as reclamações do consumidor de forma remotaatravés dos telefones 83 3218-5720 e 0800 083 2015, de watsapp (a partir do dia 20 de agosto) e do site procon@joãopessoa.pb.gov.br, canaisaonde serão realizados os agendamentos para atendimento no SAC e para as consultas processuais no cartório do Procon-JP.

A secretária Maristela Viana informa que esses canais de atendimento continuarão a funcionar mesmo quando o atendimento presencial na sede do Procon-JP voltar de forma efetiva. “Por enquanto teremos disponíveis os telefones, o wats app e o site para acolher a demanda do consumidor. Mas já adianto que vamos continuar com esses canais mesmo após normalizarmos o atendimento presencial”.

Os telefones do Procon-JP continuarão a receber as denúncias do consumidor que serão encaminhadas para os setores da fiscalização e do jurídico para que as providências sejam tomadaspara sanar o problema. “Durante esse período de isolamento, o número de ligações por parte do cidadão ultrapassaram os mil contatos mensais, oque resultou em centenas de visitas dafiscalização a estabelecimentos comerciais. Portanto, o consumidor pode continuar denunciando e tirando dúvidas através dos telefones”, salienta a secretária.

Watsapp –  O watsapp passará a funcionar a partir do dia 20 de agosto e será mais um canal de atendimento para o consumidor realizar suas reclamações e agendar atendimento no SAC do Procon-JP. “Através do wats app o consumidor poderá agendar seu atendimento e adiantar sua queixa porque ele terá que responder algumas questões, a exemplo do que o levou a procurar aSecretária. Tudo de forma muito simples e objetiva”, explica Maristela Viana.

Site – O site proconjp.pb.gov.br também teráespaço para agendamento do atendimento a ser realizado de forma presencial na sede do Procon-JP tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de bens e serviços. “Quando se tratar do consumidor, o agendamento será feito para o SAC. No caso do fornecedor, será o agendamento para consulta processual no cartório e para as audiências de conciliação. Estamos trabalhando de forma a agilizar o atendimento em todos os setores da Secretaria.

Audiências – O Procon-JP retomou as audiências conciliatórias presenciais no dia 6 de agosto, porém só estão sendo realizadas apenas aquelas com agendamento prévio, e obedecendo a todos os protocolos de segurança sanitária exigidos pela Secretaria Municipal de Saúde. “O ingresso das pessoas nas instalações do Procon-JP somente será permitido com o uso de máscara e de acordo com o protocolo de distanciamento”, acrescenta Maristela Viana.

Online – O Procon-JP vem realizando audiências de conciliação online desde o dia 23 de julho. A secretária informa que as audiências de conciliação online hoje realizadas são aquelas que foram agendadas antes do isolamento e os encontros virtuais deverão continuar simultaneamente com as reuniões presenciais para agilizar a finalização dos processos administrativos.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Telefones83 3218-5720 0800 083 2015