20 de setembro de 2018

Procons de João Pessoa e do Rio Grande do Norte reafirmam Termo de Cooperação Técnica

Evanice Gomes

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio Grande do Norte revalidaram o convênio que prevê ações conjuntas entre os dois órgãos nesta quinta-feira, 20 de setembro de 2018, durante visita institucional dos representantes do Procon-RN à sede do Procon-JP.

A manutenção do  Termo de Cooperação Técnica ocorreu através da assinatura do Aditivo nº 1entre os dois procons e que prevê cursos, treinamentos, congressos e projetos educacionaisdirigidos à defesa do consumidor. A reafirmaçãodeste convênio também faz parte da programação para este  mês, na Capital, que comemora o aniversário de 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ocorrido no último dia 11.  

O coordenador de relações institucionais do Procon-JP, Ricardo Holanda, explica que, com a mudança de direção do Procon do Estado do Rio Grande do Norte, houve a necessidade da revalidação do Termo de Cooperação Técnica e isso ocorreu através da assinatura do Aditivo Nº 1. “Os atuais gestores do Procon-RN viram a importância desse convênio e reafirmaram a vontade de continuar a parceria, que tem como base implementar a política nacional das relaçõesde consumo através de parcerias entre procons e demais instituições que trabalham com a defesa do consumidor.

LogísticaA parceria começou em março deste ano através do treinamento ministrado pelo Procon-JP para as equipes que trabalham no atendimento do SAC, na fiscalização e na consultoria jurídica do Procon de Mossoró-RN.Além dessa parte de logística, vamos também trabalhar campanhas educativas e operações de fiscalização realizadas pelos dois procons, trocando experiência e conhecimento através do trabalho desenvolvido no nosso dia a dia”, afirmou Ricardo Holanda.

Ação simultânea – O coordenador do Procon-RN, Jandir Olinto Ferreira da Silva, salientou a importância da parceria e acredita que a troca de experiência entre os dois procons será muito importante para sociedade consumerista. Além dos cursos de capacitação para os funcionários dos órgãos, vamos trabalhar também ações educativas/preventivas e realizar operações de fiscalização em conjunto. Já estamos, inclusive, pensando em operações simultâneas quando os dois Estados registrarem a mesma falha na relação consumerista“.

Jandir Olinto acrescenta que esse tipo de cooperação é imprescindível para o acolhimento das queixas do consumidor. “Os problemas que afetam os consumidores são comuns em todo País. Daí a importância da união do procons, e não apenas para o crescimento profissional da equipe, mas, também, pa ra trabalhos preventivos e das fiscalizões mais contundentes”.





©2015 | PROCON JP | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rodolfo Abrantes

Avenida Dom Pedro I, nº 473, Centro , João Pessoa – PB. CEP: 58013-020. Central Telefônica - +55 (83) 3213-4702 - SAC: 0800 083 2015