15 de fevereiro de 2017

Pesquisa comparativa do Procon-JP constata alta de até 30 centavos no litro do GNV na Capital

GASOLINA

O preço do litro do Gas Natural Veicular (GNV) registrou aumento em todos os 12 postos que comercializam o produto em João Pessoa, de acordo com pesquisa comparativa de preços realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). A maior alta, R$ 0,30, foi verificada no posto Pichilau Ronaldão (Cristo), passando de R$ 2,25 para 2,55, uma variação de 13,33%.

O menor preço do produto, que registrava R$ 2,199 na pesquisa realizada no início deste mês de fevereiro, agora está em R$ 2,460 (posto Estrela do Geisel), diferença de 26 centavos e uma variação de 11,87%. O maior valor do GNV, que era de R$ 2,429, passou para R$ 2,579 (postos Santa Júlia – Expedicionários e Z – Jardim Cidade Universitária), uma elevação de 15 centavos.

Segundo o secretário Ricardo Holanda, o Procon-JP vai averiguar o motivo do aumento do GNV nos postos da Capital e se há alguma abusividade. “Vamos solicitar as três últimas notas fiscais aos 12 postos que comercializam o Gás Natural Veicular e analisar esse índice de reajuste que, a priori, pode até ser considerado elevado”.

Para Ricardo Holanda, monitorar o aumento nos preços dos combustíveis através de pesquisa comparativa é uma forma de se detectar mais rapidamente uma abusividade. “Já sabemos o índice de aumento no GNV através de nosso levantamento de preços, agora vamos averiguar se está correto. Essa é a vantagem de comparamos os preços dos combustíveis, no mínimo mês a mês”, explicou o titular do Procon-JP.

Gasolina – A pesquisa comparativa constatou, ainda, que o menor preço do litro da gasolina caiu de R$ 3,470 para R$ 3,450 desde o dia 1º de fevereiro de 2017. O maior preço do produto se estabilizou em R$ 3,799. Dois postos aumentaram, 28 baixaram e 69 mantiveram o preço se comparamos a pesquisa atual com a anterior. Ambas foram realizadas nos 102 estabelecimentos que estão em atividade em João Pessoa.

Álcool – No que se refere ao preço do litro do álcool, a pesquisa do dia 14 de fevereiro de 2017 constatou que o menor valor continua a R$ 2,699 (Mônaco – Jaguaribe e Independência – Tambiá) e, o maior, permanece em R$ 3,199 (Deville – Água Fria, e Cajueiro – Geisel). O valor do litro do etanol se manteve em 79 postos, aumentou em 11 e reduziu em 04 estabelecimentos.

Diesel – Nenhum posto em João Pessoa aumentou o preço do litro do óleo diesel, mas cinco baixaram o preço e 32 mantiveram, registrando o menor preço em  R$ 2,799 nos postos Frei Damião (B. dos Ipês) e Mônaco (Jaguaribe). O maior preço do produto está em  R$ 3,190 (posto Verão – Torre).

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e o site do Procon-JP – proconjp.pb.gov.br