20 de novembro de 2022

Alerta Procon-JP orienta consumidor para compra segura nos comércios físico e virtual durante a Black Friday

Evanice Gomes

O consumidor que pretende aproveitar as promoções durante a Black Friday, que este ano vai ocorrer no próximo dia 25 em todo País, deve ficar atento para observar se os descontos existem de verdade e se estão de acordo com a publicidade divulgada, sejam em lojas físicas ou virtuais. Para deixar o pessoense mais seguro, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor dá dicas e orientações de prevenção para evitar abusos na relação de consumo durante a megapromoção.

E a primeira orientação é ficar de olho nos grandes descontos. “Como o anúncio das promoções já iniciam antes da data prevista para a Black Friday, é importante ficar atento para a ‘maquiagem’ nos preços, o que pode ser evitado com a comparação dos preços anterior à época da promoção. Verifique se o valor do produto sofreu mesmo a redução anunciada em relação a uma semana ou 15 dias antes”.

O secretário Rougger Guerra explica ‘maquiagem’ nos preços: “É quando os produtos têm o preço elevado antes do anúncio das promoções e depois são reapresentados com um preço menor, sem existir, na verdade, um desconto real. Então, estaremos atentos para esse tipo de irregularidade. Não é justo consumidor esperar o ano todo para comprar algo há muito necessitado ou desejado para, no final, ser enganado”.

Pesquisar vale à pena – Outra orientação do secretário é pesquisar bem antes de realizar uma compra. “Comparar os preços antes de finalizar a transação pode significar uma boa economia. Como, geralmente, o consumidor está de olho em algum produto há muito tempo, fica mais fácil realizar a pesquisa, seja em lojas físicas ou virtuais”.

Sites de compras – Quanto às compras virtuais, a orientação é que o consumidor só deve adquirir produtos em lojas devidamente registradas com CNPJ e que tenham endereço e telefone de contato, bem como procedência no mercado. “Uma forma de fazer isso é checar os comentários realizados por outros clientes na internet. Outra maneira é comprar onde já tem cadastro, até porque já recebe os anúncios de promoções e de valores, o que pode facilitar na pesquisa de preço, além da segurança”.

Acione o Procon-JP – O secretário lembra ao consumidor que, na dúvida, deve procurar o Procon-JP de forma imediata. “Se o cidadão perceber algo que o deixou indeciso quanto à promoção, deve acionar o Procon-JP através do 0800 083 2015 e do Whatsapp 83 98665-0179 (Procon-JP na sua mão). O importante é que fique atento para evitar possíveis abusos na relação de consumo durante a Black Friday”.

Pesquisa e fiscalização – O Procon-JP está realizando pesquisas semanais desde o último dia 7 de novembro para monitorar os preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday. “Na primeira pesquisa, que divulgamos no último dia 13, o consumidor já pode ter noção dos preços de alguns produtos. Trazemos valores de 347 itens, que serão pesquisados semanalmente até à megapromoção e que servirá de subsídio para nossa fiscalização no dia oficial dos grandes descontos”.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Watsapp: 83 98665-0179





©2015 | PROCON JP | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rodolfo Abrantes

Avenida Dom Pedro I, nº 473, Centro , João Pessoa – PB. CEP: 58013-020. Central Telefônica - +55 (83) 3214-3040 - SAC: 0800 083 2015