9 de janeiro de 2021

Menor preço do gás de cozinha está R$ 2,00 mais caro em comparação a dezembro, registra Procon-JP

Pesquisa comparativa realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor para gás de cozinha no pagamento à vista registra uma alta de R$ 2,00 em relação a dezembro último, subindo de R$ 73,00 para R$ 75,00, registrando uma diferença de R$ 10,00 com relação ao maior preço, que se manteve em R$ 85,00. O levantamento foi realizado em 18 estabelecimentos no dia 7 de janeiro 2021.

Quanto ao pagamento com cartão de crédito, a diferença está em R$ 12,00 (registrando aumentando de R$ 1,00 em comparação com o final de 2020), com os preços oscilando entre R$ 75,00 e R$ 87,00. As variações estão em 13,3% (à vista) e 16% (cartão), com as médias de preços ficando em R$ 78,83 (à vista) e R$ 80,82 (cartão).

O secretário Rougger Guerra explica que a pesquisa foi realizada quase que simultaneamente com o aumento de 4% anunciado pelo Governo Federal para o produto e, assim, o Procon-JP ter parâmetros para monitorar o comportamento do mercado. “Como nossas pesquisas são comparativas e o gás de cozinha é um dos itens que tem que constar no orçamento doméstico dos consumidores, precisamos observar os preços, principalmente em época de reajuste, uma forma de detectar abusividades, caso ocorram”.

Menores preços – A pesquisa do Procon-JP encontrou seis estabelecimentos que estão comercializando o gás de cozinha com o menor preço para pagamento à vista: Casa do Gás (Treze de Maio); Brito’s Distribuidora (Expedicionários); SOS Gás (Torre); Vando Gás e Água (Mangabeira); Ricardo Gás (Jaguaribe); e Log Gás (Geisel).

Pontos de revenda – A pesquisa de preços do Procon-JP foi realizada nos seguintes locais: Depósito Pecorelli (Jaguaribe); Arlete Gás (Manaíra); Zé do Gás (Ilha do Bispo); Casa do Gás (Treze de Maio); Depósito D’Almir (Bairro dos Estados); Britos Distribuidora (Expedicionários); Mercadinho Pedro Gondim (Pedro Gondim); SOS Gás (Torre); Beto Gás (Monsenhor Magno/Valentina); Gravatá Gás (Valentina I/Boa Esperança); Vando Gás e Água e Voitá Gás (Mangabeira); Isaquiel Gás (Miramar); Ricardo Gás (Jaguaribe); ADM Gás (Alto do Mateus); Real Gás, Nunes Gás e Bancários Gás (Bancários); e Log Gás (Geisel).

Para acessar as pesquisas de preços completas para gás de cozinha e água mineral acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP www.proconjp.pb.gov.br