21 de janeiro de 2020

Pesquisa comparativa do Procon-JP constata que menor preço da gasolina se mantém em R$ 4,129

A segunda pesquisa comparativa de 2020 para combustíveis realizada no dia 20 de janeiro pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor constatou que o menor preço da gasolina na Capital se mantém em R$ 4,129 (posto Extra – Bairro dos Estados), o mesmo valor do levantamento de preços realizado no último dia 6.

A pesquisa também registrou que 22 estabelecimentos reduziram o preço da gasolina, 32 aumentaram e 31 mantiveram o valor do produto em relação ao último levantamento. O maior preço da gasolina se manteve em R$ 4,499 e é encontrado nos seguintes postos: Rede São Luís (Centro, Bairro dos Ipês, Tambaú, Cruz das Armas, Jaguaribe e Cristo); São Luiz (Bairro dos Estados); Cidadão (Torre); Santa Júlia (Expedicionários); e Big (Tambaú).

De acordo com o secretário Helton Renê, o Procon-JP vai continuar monitorando os preços dos combustíveis em 2020 da mesma forma que fez no ano passado, com fiscalização diuturna para impedir que haja elevação acima dos reajustes anunciados pela Petrobras. “Vamos usar a mesma estratégia de 2019 porque deu certo, já que impedimos que houvessem abusos devido aos sucessivos aumentos na fonte. Pesquisa e fiscalização estão trabalhando juntos para manter o mercado estável para consumidor”.

Álcool – O etanol registrou alta no menor preço saindo de R$ 2,799 para R$ 2,879 (Texas – Funcionários II) e, o maior, caiu de R$ 3,399 para R$ 3,299 (Ale – Bairro das Indústrias, e Bancários – Bancários). Seis postos reduziram, 25 mantiveram e 67 aumentaram o preço do etanol.

Diesel S10 – O menor preço do óleo diesel S10 também se manteve em R$ 3,549 (Auto Posto – Valentina e SIM – Água Fria) em relação à pesquisa de 6 de janeiro. O maior valor subiu de R$ 3,959 para R$ 3,999 (Select – Tambaú). Oito postos reduziram, 49 mantiveram e 33 aumentaram o preço do produto em comparação com o último levantamento.

GNV – O Gás Natural Veicular (GNV) manteve o menor preço em R$ 3,589 (Estrela do Geisel – Geisel) e, o maior, também não apresentou oscilação, continuando em R$ 3,719 (Posto Z – Cidade Universitária). Dos 13 estabelecimentos que comercializam o produto na Capital, dois reduziram e 11 mantiveram o preço em relação à pesquisa anterior.

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.g ov.br e o site do Procon-JP www.proconjp.pb. gov.br