30 de outubro de 2019

Procon-JP realiza pesquisa para preços de flores e encontra diferença de R$ 200,00

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou levantamento dos preços das flores para quem vai homenagear seus mortos com o produto no próximo sábado, 2 de novembro, Dia de Finados. A maior diferença, R$ 200,00, está na grinalda grande de rosas, com preços entre R$ 200,00 (Deda Flores – Centro) e R$ 400,00 (Independência – Tambiá). O Procon-JP também pesquisou preços para serviços nos cemitérios.

O levantamento, que começou no dia 23 de outubro, traz preços de 35 tipos de flores em sete floriculturas da Capital e tem o objetivo de mostrar ao consumidor onde encontrar o produto mais barato. A maior variação, 300%, ficou com o molho de egipsofila, com preços entre R$ 15,00 (Bruna Flores – José Américo) e R$ 60,00 (Paraíso das Flores – Cruz das Armas), diferença de R$ 45,00.

O secretário Helton Renê chama a atenção do consumidor porque a diferença nos preços das flores pode considerar o tipo de arranjo e a estrutura do mesmo. E explica: “Os que preferem um arranjo mais sofisticado, com uma estrutura mais decorativa, certamente vai pagar mais caro por isso. Nossa pesquisa traz preços para todo tipo de arranjo, desde os mais simples aos mais vistosos, por isso aconselho a consultarem nosso levantamento antes de comprar o produto para o Dia de Finados”.

Mais diferenças – Outras grandes diferenças estão na grinalda média de rosas, R$ 130,00, com preços entre R$ 170,00 (Deda Flores – Centro) e R$ 300,00 (Paraíso das Flores – Cruz das Armas); na grinalda grande de flores

do campo, R$ 120,00, com preços entre R$ 180,00 (Deda Flores – Centro) e R$ 300,00 (Independência – Tambiá) e na grinalda pequena de rosas, R$ 110,00, com preços entre R$ 150,00 (Brunna Flores – José Américo) e R$ 260,00 (Independência – Tambiá).

Floriculturas – A pesquisa foi realizada nas floriculturas Moça Flores (Centro), Deda Flores (Centro), Arte Flores (José Américo), Paraíso das Flores (Cruz das Armas), Brunna Flores (José Américo), Independência (Tambiá) e Rosa Mística (Centro).

Cemitérios – O Procon-JP realizou pesquisa de preços para taxas de serviços de limpeza dos túmulos para quem vai prestar homenagem aos entes queridos neste Dia de Finados nos cemitérios da Capital. A maior diferença, R$ 360,00, ficou com a taxa de manutenção anual, com preços entre R$ 240,00 (Cemitério N. S. Penha – Praia da Penha) e R$ 600,00 (Boa Sentença – Varadouro e São José – Cruz das Armas).

O levantamento de preços foi realizado nos seguintes cemitérios: Boa Sentença (Varadouro); Cristo Redentor (Cristo); Santa Catarina (Bairro dos Estados); São José (Cruz das Armas); e Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha).

As pesquisas completas podem ser acessadas no portal da prefeitura de João Pessoa – www .joaopessoa.pb.gov.br e no do Procon-JP – www.proconjp.pb.gov.br