21 de maio de 2019

Procon-JP notifica empresas sobre cobrança da taxa de conveniência em compra de ingressos on-line

 

 

 

 

 

 

Evanice Gomes

A Secretaria Municipal de proteção e Defesa do Consumidor está notificando as empresas que trabalham com a venda de ingressos via on-line para apresentações artísticas e de cinema sobre a proibição da cobrança da taxa de conveniência exigida no ato da compra, encarecendo o preço final do serviço.

No mês de março último, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que essa cobrança é ilegal e, como a sentença foi proferida em âmbito de uma ação coletiva de consumo, tem validade em todo território nacional. O STJ definiu que a taxa de conveniência não poderá ser cobrada dos consumidores e se configura como prática de venda casada.

O secretário Helton Renê explica que, além do que foi decidido pelo STJ, a venda casada é uma irregularidade prevista no Código de Defesa do Consumidor. “O STJ também garantiu que a transferência indevida do risco de atividade comercial do fornecedor ao consumidor não pode ser, já que o custo operacional da comercialização on-line é ônus de quem comercializa o serviço”.

O titular do Procon-JP salienta que a Secretaria continua a receber reclamações nesse sentido, com os consumidores denunciando que essa taxa deixa o ingresso muito mais caro. “Estamos notificando as empresas que oferecem esse tipo de serviço e vamos autuar quem insistir na continuidade dessa irregularidade. Adianto que a não aplicação da lei acarreta sanções como multas e suspensão temporária do serviço”.

Consumidor isento – Helton Renê informa que o entendimento do STJ é de que a compra dos ingressos on-line é uma escolha do consumidor e se trata de uma opção alternativa à compra presencial, não considerando que na venda através da internet haja relação contratual direta entre o corretor (intermediário) e o terceiro (no caso, o consumidor). “Portanto, quem deve arcar com a despesa extra será o fornecedor, que tem o vínculo com o corretor”.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015





©2015 | PROCON JP | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rodolfo Abrantes

Avenida Dom Pedro I, nº 473, Centro , João Pessoa – PB. CEP: 58013-020. Central Telefônica - +55 (83) 3213-4702 - SAC: 0800 083 2015