13 de março de 2019

Procon-JP realiza atividades no SAC e na Lagoa para comemorar o Dia Internacional do Consumidor

O Procon-JP dá continuidade às atividades em comemoração ao Mês do Consumidor nesta quinta-feira,14 de março, com distribuição de panfleto educativo no SAC da sede na avenida Pedro I. No Dia Internacional do Consumidor, festejado nesta sexta-feira, 15, as atividades começam às 8h no Parque da Lagoa, com ações realizadas em parcerias com várias outras secretarias do município de João Pessoa.

Além do atendimento móvel do Procon-JP e da distribuição de mudas, quem passar pelo local no dia 15 terá acesso a serviços nas áreas social e de saúde e poderá assistir a teatro de fantoches falando sobre o Código de Defesa do Consumidor, em linguagem acessível a todos, já que terá um público especial: alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário Helton Renê, as atividades na Lagoa só foram possíveis devido às parcerias. “As secretarias do município de João Pessoa, a exemplo da Semam, Semob, Sedes, Educação e da Segurança Municipal através da Guarda Municipal nos deram total apoio para que pudéssemos realizar as ações. Com esse trabalho conjunto, só quem ganha é o consumidor”.

E acrescenta: “Vamos comemorar o Dia Internacional do Consumidor em grande estilo, como já está se tornando uma prática anual. No Parque da Lagoa teremos o Procon-JPmóvel, corte de cabelo, cuidado das unhas, limpeza de pele e maquiagem, aferição de pressão, massagens terapêuticas, teatro de fantoches falando sobre o CDC e, de quebra, ainda a distribuição de mudas de árvores”.

Mês todo – Helton Renê adianta que a programação se estenderá por todo o mês de março, inclusive com palestras em escolas da rede municipal e estadual e faculdades. “Iniciamos a programação no último dia 8, no SAC da sede, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Foi uma manhã muito especial em uma confraternização entre funcionários e consumidores”.

Fundamentadas – Quinze de março é também dia de todos os procons do Brasil divulgarem o Cadastro das Reclamações Fundamentadas do ano anterior. “A Secretaria estará divulgando o registro de todas as reclamações finalizadas no ano de 2018, bem como o ranking das empresas que acordaram uma solução para a reclamação do consumidor junto ao Procon-JP”, informou o Helton Renê.

História – Em João Pessoa, o Procon foi criado através da Lei 8.583/1998, de autoria do então vereador e hoje prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, com o nome Sistema Municipal de Defesa do Consumidor. Em maio de 2014, Cartaxo transformou o Sistema em Secretaria. “O prefeito Luciano Cartaxo e o Procon-JP fazem história juntos. Além de autor da lei que instituiu o Sistema na Capital, foi também quem teve a visão maior, há cinco anos, de transformá-lo em Secretaria”.