20 de fevereiro de 2019

Pesquisa do Procon-JP encontra variação de mais de 54% no quilo do feijão

O feijão, um dos alimentos mais consumidos pelo pessoense, está apresentando uma variação nos preços de até 54,88% nos supermercados na Capital, segundo registra pesquisa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidorneste dia 20 de fevereiro de 2019. A maior oscilação pertence ao quilo do feijão preto Kicaldo, com preços entre R$ 6,45 (Latorre – Torre) e R$ 9,99 (ManaíraManaíra), diferença de R$ 3,54.

A secretária-adjunta Maristela Viana explica que, devido a aumento significativo do feijão neste início de ano, a pesquisa não tem apenas o objetivo de auxiliar o consumidor a encontrar o produto mais barato, mas, também, verificar se não há abusividade. “Vamos acompanhar aoscilação do preço do produto no mercado e verificar se não há alguém querendo se aproveitar do momento“.

O levantamento foi realizado em 11 estabelecimentos da Capital e traz preços de 40 itens. Outra grande diferença de valores ficou com o feijão carioca Turqueza, R$ 3,41, com preços entre R$ 7,49 (Carrefour – Bessa) e R$ 10,90 (Hiper Bompreço – Bessa); feijão carioca Urbano, R$ 3,11, com preços entre R$ 7,39 (Santiago – Torre) e R$ 10,50 (Hiper Bompreço – Bessa).

O Procon-JP realizou a pesquisa de preços nos seguintes supermercados: Assaí Atacadista – Geisel); Atacadão Atacadista (Água Fria); Santiago e Latorre (Torre), Carrefour (Bessa), Manaíra (Manaíra), Pão de Açúcar e Extra (Epitácio Pessoa), Hiper Bompreço (Bessa), Super Box Brasil (Geisel) e Bemais (Bancários).

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.g ov.br e www.proconjp.pb.gov.br