24 de outubro de 2018

Pesquisa do Procon-JP encontra variação de 400% em serviços de cemitérios

Para as pessoas que costumam preparar os túmulos dos entes queridos já falecidos para o Dia de Finados (2 de novembro) nos cemitérios da Capital, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou pesquisa dos preços de vários serviços e encontrou uma variação de 400% na limpeza de túmulo, com valores entre R$ 20,00 (Cemitério N. S. Penha – Praia da Penha) e R$ 100,00 (Boa Sentença – Varadouro), diferença de R$ 80,00.

A pesquisa foi realizada em cinco cemitérios de João Pessoa e levantou preços para limpeza de túmulo, velório, taxa de sepultamento, licença para construção de ossário e mausoléus, exumação de restos mortais em covas rotativas ou mausoléus, entre outros.

O secretário Helton Renê explica que a pesquisa de preços para esses serviços já é uma tradição do Procon-JP, assim como a visitação das pessoas aos túmulos dos familiares e amigos no Dia de Finados. “Realizamos a pesquisa desses serviços para as pessoas terem uma noção dos valores praticados nesta época”.

Outras variações – Outros serviços que também apresentaram grandes variações foram taxa de sepultamento em mausoléu, 171,43%, com preços entre R$ 35,00 (São José – Cruz das Armas, Cristo – Cristo, Santa Catarina – Bairro dos Estados e N. S. da Penha – Praia da Penha) e R$ 95,00 (Boa Sentença); licença de transferência de ossário, 102,13%, com preços entre R$ 47,00 (N. S. da Penha – Praia da Penha) e R$ 70,00 (Boa Sentença – Penha) e exumação de restos mortais em mausoléus, 100%, com preços entre R$ 35,00 ((São José – Cruz das Armas, Cristo – Cristo, Santa Catarina – Bairro dos Estados e N. S. da Penha – Praia da Penha) e R$ 70,00 (Boa Sentença).

A pesquisa visitou os seguintes cemitérios: Boa Sentença (Varadouro); Cristo Redentor (Cristo); Santa Catarina (Bairros dos Estados); São José (Cruz das Armas); Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha).

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br