31 de agosto de 2018

Pesquisa comparativa do Procon-JP constata que o pão francês mais barato cai 25 centavos na Capital

Pesquisa comparativa realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor neste dia 30 de agosto constatou que o menor preço do quilo do pão francês registrou queda de 25 centavos nas padarias da Capital em relação ao levantamento do Procon-JP do dia 1º deste mês, passando de R$ 7,00 para R$ 6,75 (Padaria Pão da Vida – Mangabeira).

A pesquisa atual, realizada em 31 estabelecimentos, não registrou alteração no valor mais alto do produto, que continua a ser comercializado a R$ 13,90 (Bonfim – Tambaú e Doce Pão – Bairro dos Estados), com a diferença entre o maior e o menor preços ficando em R$ 7,15. O secretário Helton Renê considera que essa queda de R$ 0,25 não se deve a uma redução do valor da matéria-prima, a farinha de trigo. “Acredito que a lógica do mercado vai prevalecer porque, se o preço do pão subir, certamente o consumidor vai reduzir o consumo diário do produto”.

E acrescenta: “Quem reduziu o valor do quilo do pão francês deve está tentando se adequar ao mercado. Sabemos que houve um aumento no preço da farinha de trigo e esses comerciantes que estão reduzindo o preço do pão estão tentando sobreviver no mercado, evitando elevar os preços até para tentar ampliar seu espaço. Então, quem puder segurar o menor preço vai fazer isso, pelo menos por enquanto”.

Maior e menor – Os menores preços foram encontrados a R$ 6,75 (Pão da Vida – Mangabeira); R$ 7,00 (Shamman – Mangabeira); R$ 7,20 (Doce Pão – Valentina); e R$ 7,25 (São Judas Tadeu – Rangel). Os maiores preços registrados na pesquisa atual foram R$ 13,90 (Pão Doce Pão – Bairro dos

Estados e Bonfim – Tambaú); R$ 12, 95 (El Shaday – Cabo Branco); R$ 12,60 (Bonfim – Centro); e R$ 11,99 (Jaguaribe – Jaguaribe, Fino Pão – Expedicionários, Bariloche – Torre, e Bessa Pão – Bessa).

A pesquisa visitou os seguintes estabelecimentos: Eldorado e Almeidão (Cristo); São Judas Tadeu e Souza Rangel (Rangel); Pontes (Cruz das Armas); Dois Irmãos e Jaguaribe (Jaguaribe); Bonfim e Fluminense (Centro); 13 de Maio (Mandacaru); Flor das Neves (Roger); Bariloche e Ipanema (Torre); Fino Pão e Pandelly (Expedicionários); Tambauzinho (Tambauzinho); Pão Doce Pão (Bairro dos Estados); Pão da Vida e Shammah (Mangabeira); Castelo Branco (Castelo Branco); Doce Pão (Valentina); Bancários (Bancários); N. S. da Penha (Costa e Silva); Cardoso e N. S. da Penha (Geisel); El Shaday (Cabo Branco); Bessa Pão e Shammah (Bessa); Manaíra (Manaíra); Casa de Pães e Bonfim (Tambaú).

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br