6 de junho de 2018

Procon-JP denuncia participante de grupos do wats app por oferta de dinheiro e cartões de crédito falsos

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está denunciando à Delegacia de Defraudações, um participante de cinco grupos criados pelo Procon-JP no wats app por oferecimento de notas falsas de dinheiro e cartões de crédito. A pessoa que atende pelo nome de Tiago das Notas fez publicidade nos grupos elencando a qualidade das notas falsas de R$ 10,00 20,00 50,00 e 100,00 e ainda ofertando ‘promoções’.

O Procon-JP criou 18 grupos no wats app durante o desabastecimento nos postos de combustíveis da Capital provocado pela greve de caminhoneiros, com o objetivo de informar onde encontrar o produto, inclusive o mais barato, além receber denúncias de abusividades por parte da população. “A pessoa que se autodenomina Tiago das Notas estava em cinco grupos do Procon-JP e, mais de uma vez, fez a propaganda do seu ‘serviço’ criminoso. Coloquei alerta nos grupos que o caso iria ser levado à Justiça, o que estamos fazendo agora”, informou o secretário Helton Renê.

O titular do Procon-JP acrescenta que todas as informações postadas nos grupos por essa pessoa, bem como o número do seu telefone, estão sendo encaminhadas à Delegacia de Defraudações. “Temos bastante informações, até porque as ‘publicidades’ ocorreram mais de uma vez e em cinco grupos distintos. Essa pessoa vai responder na Justiça por seus crimes e também por se aproveitar da boa fé das pessoas que estavam nos grupos tentando se ajudar em um momento difícil”, disse Helton Renê.

Impactante – O secretário acrescenta que “sabemos que é até normal nos grupos de wats app onde participam muita gente, as pessoas fugirem do objetivo para o qual foi criado, comentando a situação do País e até dando dicas sobre cursos, enviando correntes e orações ou pedindo doação de sangue. Nesses casos, a gente dá um ‘carão’ e pede para voltar ao assunto que interessa a todos, mas alguém oferecer algo criminoso foi realmente impactante. O Procon-JP está levando o caso à Justiça, até para prevenir outros absurdos como esse”.

Boatos – Outro alerta que Helton Renê faz aos cidadãos é quanto à postagem de mensagens mentirosas nas redes sociais, os chamados fake news, repassando notícias sem procedências, provocando pânico e revolta, como ocorreu durante o problema da falta de combustíveis. “Saliento que a criação e a divulgação dos fakes, de qualquer natureza, são crimes previstos na legislação brasileira, sob pena, inclusive, de prisão”.

Atendimento do Procon-JP:

Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 14h, na avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá

Telefones: 0800 083 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046

Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro