28 de Maio de 2018

Procon-JP cria grupos no whats app para informar onde encontrar combustíveis e gás de cozinha

Evanice Gomes

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor criou grupos no whats app para informar ao consumidor onde encontrar combustível e gás de cozinha na Capital através do número (83) 99139-2284. Em menos de 24h, já são mais de três mil pessoas compartilhando informações sobre onde abastecer, além de realizar denúncias sobre possíveis abusividades nos preços.

O secretário Helton Renê esclarece que, devido ao grande número de pessoas, já existem oito grupos que tratam exclusivamente do abastecimento para veículos e mais três (todos administrados pelo Procon-JP) que cuidam apenas do gás de cozinha. “Quem participar desses grupos tem que ter em mente que as informações devem ser compartilhadas e que, hoje, todo mundo é um fiscal em potencial. Quem souber de algum posto que esteja abastecido, com qualquer tipo de combustível, deve informar ao grupo imediatamente, de preferência com o valor e endereço”.

O Procon-JP usa as informações coletadas nos vários grupos para liberar, a cada meia hora, a relação de locais onde podem ser encontrado algum tipo de combustível. “Neste momento de crise, é necessário exercitar a cidadania e a solidariedade. Se alguém sabe onde o veículo pode ser abastecido, deve repassar essa informação aos demais. O Procon-JP organiza essas informações e repassa para os consumidores que estão no grupo”.

Paciência – O titular do Procon-JP aconselha paciência às pessoas que estão tentando entrar em algum grupo e não estão conseguindo. “Isso ocorre devido ao grande afluxo de pessoas, por isso estamos criando links para que todos que desejarem essas informações tenham acesso. Minha orientação é que continuem tentando porque vamos criar quantos grupos forem necessários enquanto durar esta situação “.

Muda rápido – Helton Renê informa que a relação dos postos com combustíveis muda a todo instante. “Nesse momento não podemos fornecer à população números fechados porque o panorama muda o tempo todo. Onde tem gasolina agora, pode não ter daqui a hora. Por isso é importante o cidadão ficar atento e repassar essas informações. A cada meia hora estaremos soltando listas de postos onde existe algum tipo de combustível”.

Gás de cozinha. O mesmo tipo de estratégia está sendo utilizada para coletar informações sobre o gás de cozinha. “Quem tiver informação sobre esse produto deve colocar à disposição de todos, principalmente porque já está havendo problemas com abastecimento. Nosso pessoal está percorrendo as ruas para verificar onde tem revenda do gás de cozinha e também para verificar denúncias de exorbitância de preços”.

Atendimento do Procon-JP:

Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h, na avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá

Telefones: 0800 083 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046

Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro

Whats app (especifico para informações sobre combustíveis): (83) 99139-2284





©2015 | PROCON JP | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rodolfo Abrantes

Avenida Dom Pedro I, nº 473, Centro , João Pessoa – PB. CEP: 58013-020. Central Telefônica - +55 (83) 3214-3040 - SAC: 0800 083 2015