26 de Abril de 2018

Pesquisa do Procon-JP encontra diferença de R$ 1,1 mil nos preços de aparelhos de TV

Quem pretende presentear as mães em seu dia comemorativo (segundo domingo de maio) e/ou assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol (que inicia em junho) em um aparelho novo de TV, deve ficar atento às diferenças nos preços, que pode chegar a R$ 1.100,00, como é o caso da TV led 55P HD smart HUB 4k Samsung, com preços entre R$ 4.499,00 (Carrefour – Bessa) e R$ 5.599,00 (Extra – Epitácio Pessoa).

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) antecipou pesquisa de preços para TVs com o objetivo de orientar ao consumidor nesse momento em que aumenta a procura pelo produto devido à proximidade do Dia das Mães e, como ocorre a cada quatro anos, à Copa do Mundo de Futebol. “Antecipamos nossa pesquisa de TV para que o consumidor faça esse tipo de compra de forma mais tranquila”, disse o secretário Helton Renê, acrescentando que o levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de abril e visitou oito estabelecimentos comerciais, trazendo preços de 77 itens.

Maiores diferenças – As maiores diferenças nos preços ficaram com a TV led 49P dul HD LG, com preços entre R$ 2.299,00 (Casas Bahia – Centro) e R$ 3.299,00 (Extra – Epitácio Pessoa), diferença de R$ 1.000,00; TV led 40P smart WiFi DTV sub Samsung, com preços entre R$ 1.499,00 (Casas Bahia – Centro) e R$ 2,149,00 (Lojão do Rio do Peixe – Centro), diferença de R$ 650,00; TV led 50P UHD 4K Samsung, com preços entre R$ 2.799,00 (Lojas Americanas – Shopping Manaíra) e R$ 3,399,00 (Carrefour – Bessa); diferença de R$ 600,00; e TV led 49P UHD 4K Sony, com preços entre R$ 2.799,00 (Extra – Epitácio Pessoa) e R$ 3,299,00 (Carrefour – Bessa), diferença de R$ 500,00.

Promoção – Quanto às diferenças nos preços, o titular do Procon-JP chama a atenção para as grandes disparidades que, em um caso ou outro, podem ser devido a uma promoção, como é o caso da maior diferença de preço encontrada na pesquisa. “Nós não costumamos comparar preços em promoção em nossas pesquisas, mas, como os atendentes das lojas afirmaram ao nosso pessoal que os valores promocionais iriam continuar por tempo indeterminado, estamos indicando aos consumidores onde adquirir o produto mais em conta nesses próximos dias”, salientou Helton Renê.

O secretário acrescenta que, “acredito que a maior parte dos preços pesquisados pelo Procon-JP são os praticados no dia a dia dos estabelecimentos e as diferenças nos valores de um mesmo produto de uma loja para outra são realmente grandes. Vale à pena conferir nossa pesquisa”, aconselhou Helton Renê.

A pesquisa do Procon-JP avaliou preços nos seguintes estabelecimentos: Casas Bahia (Centro); Atacad ão dos Eletros (Centro); Carrefour (Bessa); Armazém Paraíba (Centro); Supermercado Extra (avenida Epitácio Pessoa); Hiper Bompreço (Centro); Lojão do Rio do Peixe (Centro); e Lojas Americanas (Manaíra Shopping).

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br