27 de fevereiro de 2018

Pesquisa comparativa do Procon-JP constata que preço do botijão do gás de cozinha reduziu em R$ 5,00

O preço do botijão de 13kg do gás de cozinha caiu R$ 5,00 na Capital, segundo pesquisa comparativa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realizada no dia 27 de fevereiro de 2018 em relação à de 11 de dezembro de 2017. O menor preço está em R$ R$ 60,00 (à vista ou no cartão), quando no final do ano passado era registrado a R$ 65,00.

O maior preço do produto também registrou queda em comparação com dezembro último, saindo de R$ 75,00 para R$ 70,00 (à vista ou no cartão), apresentando uma diferença de R$ 10,00 com relação ao menor valor praticado. A pesquisa visitou 19 estabelecimentos de João Pessoa e foram pesquisados produtos das marcas Brasilgás, Liquigás, Supergasbras, Nacional Gás e Ultra Gás, em 19 estabelecimentos de 15 bairros de João Pessoa.

Menor e maior – O menor valor, R$ 60,00, foi encontrado no Mercadinho Pontes (Jardim Planalto), Depósito do Neto (Alto do Mateus), Brito Distribuidora (Expedicionários), Hugo Gás (Geisel), Melhor Gás (Mangabeira I) e Neto Gás (Bancários). O maior preço, R$ 70,00, está sendo praticado nos seguintes estabelecimento: Posto Bancários (Bancários); Mercadinho Pedro Gondim (Pedro Gondim); e Posto Grid (Bairro das Indústrias).

Monitoramento – O secretário Helton Renê, acredita que o monitoramento dos preços e a notificação do Procon-JP para que os revendedores de gás de cozinha apresentassem as notas fiscais de compra do produto tiveram algum efeito na redução dos preços. “Os sucessivos reajustes por parte da Petrobras em 2017 foram repassados para o consumidor, mas, em meio a isso, houve também alguma exorbitância. Nosso monitoramento e a fiscalização deram um ‘freio’ em quem estava tentando se aproveitar do momento. O resultado é que houve uma queda nos preços para o consumidor, o que é muito bom”.

Água mineral – A pesquisa para o garrafão de 20 litros da água mineral no dia 27 de fevereiro de 2018 constatou que o produto apresentou uma elevação de R$ 1,00, tanto para o menor quanto para o maior valor em relação ao levantamento anterior, oscilando entre R$ 7,00 e R$ 11,00, atualmente.

Com uma diferença de R$ 4,00 nos preços, a maior variação da água mineral está em 57,1% e, a menor, em 28,6%. Por marca, os valores estão da seguinte forma: Sublime, entre R$ 7,00 e R$ 9,00; Itacoatiara, entre R$ 7,00 e R$ 9,00; Indaiá, entre R$ 7,00 e R$ 11,00; e Platina, ao preço único de R$ 7,00.

Os estabelecimentos pesquisados foram: Depósito Pecorelli (Jaguaribe); Mercadinho Pontes (Jardim Planalto); Zé do Gás (Ilha do Bispo); Depósito do Neto (Alto do Mateus); Nunes Gás, Posto Bancários, Real Gás e Neto Gás (Bancários); Depósito D’Almir (Bairro dos Estados); Posto Expressão (Bessa); Brito Distribuidora (Expedicionários); Mercadinho Pedro Gondim (Pedro Gondim); Hugo Gás e Unigás (Geisel); Depósito do Beto (Monsenhor Magno); Gravatá Gás (Valentina I); Melhor Gás (Mangabeira I); Isaquiel Gás (Miramar); Posto Grid (Bairro das Indústrias).

Para acessar as pesquisas completas acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br